quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como cuidar do granito de sua cozinha

Você sabe como cuidar do granito de sua cozinha? Eu não sabia e tive que aprender. Quando mudamos para esse apartamento que moro, em 2003, uma das coisas que gostei, foi do tamanho da pia (1,80m). No entanto, no ano passado, resolvemos trocá-la, porque o granito estava muito feio. Fiz um post anteriormente sobre Melhorias em minha cozinha.
Fui então pesquisar a respeito do assunto e cheguei a conclusão de que poderia não somente trocar a pia, mas realizar o sonho de ter uma bancada toda em granito.

Cozinha com bancada em granito
Foto: acervo pessoal: Raquel Trindade


Primeiramente, o ideal é pegar pelo menos três orçamentos para comparar valores e o serviço oferecido. Em minha experiência como síndica, tendo sempre que contratar serviços, sei que não se deve escolher somente pelo preço. É necessário ver a qualidade do produto, o prazo para ser executado, a garantia, etc. Por isso, tive que andar um pouco para encontrar o que nos seria viável.


Preparei o projeto em U (veja em Forma de Distribuição do Espaço da cozinha) e fui às marmorarias. Haviam muitas opções de cores. Veja abaixo essas opções.

Cores do granito
imagem do site http://www.pedrasipiranga.com.br/granito.htm


Meu desejo era que fosse instalado na cor preta. Percebi então que o granito preto era muito mais caro (pelo menos era, onde pesquisei) e acabei optando pela cor Verde Ubatuba. Quem não sabe, pensa que é preto. Ficou linda minha pia e a bancada também.
Mas, como conservá-la sempre bonita? Limpando corretamente. Passo a esponja com detergente, pano úmido e pano seco. Uma vez por semana, passo lustra-móveis, dica que recebi da minha diarista. Realmente a pedra de granito fica lisinha e tenho até que tomar cuidado porque algumas coisas deslizam muito em cima dela. Mas somente esses cuidados não são suficientes, porque alguns outros terão que ser observados. Veja a seguir, as  Dicas de conservação que encontrei, adaptadas para o granito):

1.     Nunca deixe pontas de cigarro, cavacos de madeira, serragem, latas ou pregos, grampos de cabelos (materiais ferrosos) sobre o granito, pois poderá ocasionar manchas;
2.     Para limpeza, não utilize água sanitária, ácido muriático, ou qualquer outro produto corrosivo e jamais remova sujeiras com objetos cortantes ou pontiagudos;
3.     Os granitos escuros são especialmente sensíveis a riscos.
4.     Os granitos claros são especialmente sensíveis a manchas de produtos ácidos (urina, coca-cola, laranja, limão);
5.     Para conservação dos granitos, sugerimos que trimestralmente, as peças piso sejam lavados com detergente próprio para retirada de gorduras e impurezas podendo depois se aplicar produto impermeabilizante e por último cera apropriada;
6.     Os maiores inimigos do granito são produtos oleosos, portanto, procure sempre limpar com a maior brevidade possível (principalmente os materiais mais sensíveis).
7.     Nunca subir em pias, tampos ou lavatórios usando-os como “degraus”, para limpeza de janelas, espelhos, etc.;
8.     A limpeza pode ser realizada diariamente com pano seco ou levemente umedecido em uma solução de água ou detergente com PH neutro (conforme orientação do fabricante) ou em uma solução de água e álcool de 15%.

Espero que essas dicas te ajudem a cuidar melhor do granito de sua cozinha.


O endereço do Blog mudou. 
Para ler mais: http://www.organizareviversaudavel.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário