. . Mania de Organizar e Viver Saudável: Setembro 2010

30/09/2010

Participando do Concurso da Bonfa - Um Lugar à Mesa

Participei do concurso “Um lugar à mesa” do site Casos e Coisas da Bonfa. Mostro nessa postagem as minhas montagens:

Lugar à mesa para tomar um chá. Usei um jogo americano feito de plástico. Prato e xícara de porcelana. Caixinha com o chá, de mdf, pintada de branco. Atrás da peça de identificação (com o nome Marcela) coloquei florzinhas que fiz com fita de cetim. Na tijelinha branca, duas bolas tipo porco-espinho: fiz com bola de isopor onde prendi com alfinete e vidrilho, as lantejoulas. Dobrei o guardanapo e amarrei com fita e os talheres estão dentro de um saquinho de tnt fechado com costura.


Lugar à mesa para chá no Natal. Guardanapo preso com anel que fiz com fita vermelha e preta brilhosa (veio num presente). Taça com uma vela de réchaud.


Lugar à mesa simples para o Natal. Guardanapo preso com anel que fiz com fita vermelha e preta brilhosa (veio num presente) sobre o prato. Vela de réchaud sobre um vidro de palmito que pintei de dourado.



28/09/2010

Organização da casa facilita a limpeza

As tarefas de limpeza são cansativas, repetitivas e não acabam nunca, não é verdade? Mas alguém tem que fazer. Uma casa livre de desordem é mais fácil de limpar, então devemos resistir à tentação de deixar coisas fora do lugar depois de usá-las. A manutenção da ordem é fundamental para facilitar nossa vida. Como digo para minha filha: colocando tudo de volta em seu lugar, podemos ir de olhos fechados e pegar o que queremos.
Pense na localização de cada coisa e descubra se não há um lugar melhor para guardá-lo. Pergunte-se: “Por que isso está aqui”? Objetos usados com mais freqüência devem ficar mais acessíveis. Os de pouco uso devem ficar nas prateleiras mais altas ou no fundo dos armários.

Cozinha

Mantenha as bancadas da cozinha livres, deixando ali apenas objetos decorativos ou que usa pelo menos duas vezes por semana. O restante deverá ser guardado e retirado de armários e gavetas quando necessário.

O certo é reservar um pano só para secar a louça e outro só para enxugar as mãos. Em face disso, temos que ter muitos panos e para guardá-los temos que ter um espaço bom. Sempre sofri com isso, porque colocava um sobre o outro e para usar todos, tinha que tirá-los da gaveta. Colocava os que acabava de lavar no fundo da mesma e os demais em cima e na frente. Mas não faz muito tempo, vi na net uma gaveta com panos de copa toda arrumadinha. Me empenhei em organizar dessa forma e agora ficou muito mais fácil o acesso. Dobro, colocando-os lado a lado e consigo visualizar todos ao mesmo tempo.











 
Na geladeira, reúna produtos similares em um recipiente de plástico que possa puxar como se fosse uma gaveta, quando for necessário. Eu organizo meus copos e garrafinhas de iogurte num recipiente desses.


O pão, que costumo guardar na geladeira (coloco no forninho ou na chapa para esquentar na hora de comer), também coloco em um recipiente.



Quel



27/09/2010

Mais comemorações e passeio

Nesse final de semana que passou, recebemos a visita de familiares (irmão do meu marido, esposa e filha), para comemorar conosco o meu aniversário. Foi no dia 20, mas eles só puderam vir agora, então comemoramos novamente. Pra dizer a verdade é a primeira vez que comemoro tanto o meu niver. Nos anos anteriores, preferi viajar, mas nesse ano, me animei a receber meus amigos, familiares e comemorar com eles. Afinal, não é sempre que a gente completa 47 aninhos. E a gente nunca sabe o dia de amanhã, né? Vai que...
Preparei mais alguns quitutes e fizemos um lanche bem gostoso. Minha sobrinha se amarrou na jujuba no palito que havia guardado. Se amarrou também na massa do doce de leite Ninho que sobrou e misturei com leite condensado. Só não deu ponto pra enrolar e nem colocar no copinho, então, comeram de colher mesmo. Preparei outros cup cakes, só que agora foi com uma massa de chocolate com menta e fiz o recheio de brigadeiro. Ficaram deliciosos. Como tive preguiça de sujar o saquinho de confeitar, coloquei o chantilly com a colher mesmo. E sabe que ficou bonito? Fiz uma torta de palmito, daquelas de liquidificador, que ficou deliciosa. Preparei torradinhas com pão integral para comer com os mesmos patês que fiz anteriormente (tinha feito 2 tigelas de cada). E cantamos os parabéns com um bolo arco-íris feito pela minha filha. Amei essa comemoração também.

Cup cakes de chocolate - torta de palmito
torradinhas integrais com patês  - bolo arco-íris
Passeio no Museu do Café

No dia seguinte não saímos cedo de casa para ir à igreja, então, lá pelas 10h30, resolvemos visitar o Museu do Café que fica no centro da cidade. Meu cunhado já queria conhecer há tempos. O museu fica no Palácio do Café (tombado em 2009), construído para centralizar as operação na Bolsa Oficial do Café, em Santos, inaugurada em 1922. Fizemos o passeio cultural no museu e tiramos algumas fotos. Nos deliciamos com as obras de Benedicto Calixto (painéis e vitrais) e aprendemos sobre a trajetória do café no Brasil. Se quiser saber um pouco da história, clique aqui. Após a visita, paramos na Cafeteria do Museu para tomar um café expresso.






Quel

26/09/2010

Reaproveitamento de tecidos

Hoje estou sem muita inspiração para escrever, mas posto aqui alguns objetos que fiz, pegando algumas idéias na Internet.

Tenho algumas tesouras para meus trabalhos manuais e estas ficavam guardadas numa gaveta, mas soltas sobre outros objetos. Ao visitar uma feira de artesanatos que aconteceu aqui em minha cidade no início do mês de setembro, assisti, mas não participei de uma aula com feltros onde foi montado um porta-tesouras. Achei fácil de fazer e super útil para organizar minhas tesouras. No dia seguinte, procurei na Internet se encontrava um passo a passo e encontrei aqui. Veja como ficou o que fiz com com um pedaço de perna de uma calça jeans que virou short, manta acrílica e um pedaço de viscolycra de um vestido que cortei. Preciso fazer mais um para organizar outras tesouras que usamos com material de escritório.
Porta-tesouras - usei jeans, manta acrílica e viscolycra


Fiz também uma bolsa de festa com um pedaço do mesmo jeans da peça acima, manta acrílica e uma caixa de leite. Usei esse tecido para treinar primeiro. Peguei a idéia aqui. Depois pretendo fazer uma com um tecido mais nobre, mas não vou colocar a caixa de leite, pois achei que complicou um pouco ou talvez encaixá-la depois da bolsa quase pronta. Vou pensar em como farei.

Bolsa

24/09/2010

Rotina

Não sou muito amiga de uma rotina rígida, mas muitas vezes ela é necessária. Chegou a sexta-feira e uma sensação boa me invade o coração e a mente, afinal, o fim de semana está chegando! Acordei às 6h45m animada para realizar uma atividade física. Nada muito pesado, só pra manter a saúde. Mas antes, preparei e servi o café da família (ainda bem que não é grande: só marido e filha), fiz minha leitura matinal (Bíblia e atualmente o livro do Brother Simion: Johnny Não Morreu), arrumei a cama, limpei a casa (chão), lavei a louça... Ufa! Já gastei muita energia. E aí então, sair correndo para a academia, atrasada, claro. Cheguei só um pouquinho atrasada, mas deu pra aproveitar bem a aula de alongamento. Na seqüência, aula curta de abdominais. Muito bom. Na volta, conversei com a faxineira do prédio, tomei banho, lanchei e sentei para ler meus e-mails.
Lista das atividades de hoje:
1)   Atividade física: sou preguiçosa pra fazer todo dia, mas preciso, porque o triglicérides anda meio alto e também por causa do hipotireoidismo.

2) Café: preparo uma garrafa, porque gosto de ir tomando ao longo do dia. Faço minha filha tomar com leite para ir bem acordada para a escola.
3)   Leitura bíblica: alimento que fortalece o espírito, traz orientações importantes para a vida.
4)   Arrumar a cama: o quarto já fica com “cara” de arrumado, mesmo que todo o resto esteja bagunçado.
5)  Varrer o chão: cá entre nós, detesto fazer limpeza, mas é necessário, então a gente faz, né? Mas depois me sinto bem por ver o resultado.
6)   Lavar a louça: fico com a mente descansada ao olhar para a pia e vê-la vazia e arrumada.
7)   Atraso para a academia: normalmente acontece. Espero mudar um dia, porque parece que o atraso está sempre na minha agenda.
8)   Aula de alongamento: perfeita. Você “estica” tudo. Pra mim, parece mais uma aula de relaxamento.
9)   Aula de abdominal: não diminui a barriga não, mas deixa mais rígida. O que diminui a barriga é uma dieta equilibrada e exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, spinning, step e jump).
10) Conversa com a faxineira do prédio: necessária, porque sou a síndica e sempre há algo pra resolver. Atualmente o que está causando problemas, é um vizinho que está criando um cachorrinho em sua garagem fechada. Acredita nisso? Coitadinho do bichinho, fica aprisionado, mas também quando sai, vai em cima de quem estiver passando, faz xixi e cocô nas áreas comuns, garagem e corredor lateral. E ele acha que não tem nada demais. O cara não é criança, mas está faltando bom senso. E eu é que tenho que resolver isso. Fala sério!
11) Banho: que delícia! É um momento especial de descanso. Sinto-me renovada.
12) Lanche matinal: necessário. Como dizia minha mãe, “saco vazio não se põe de pé”. Eu sou adepta da RA (reeducação alimentar) e como de três em três horas.
13) Ler e-mails: atividade prazeroza. Sempre há uma mensagem diferente, uma oferta interessante (mesmo que eu não compre), uma notícia importante, etc.
Essa foi a minha rotina na manhã nesse dia tão especial que Deus me deu de presente. Pode ser que na próxima sexta-feira eu faça tudo diferente, o que é bem provável. Mas o importante é que me sinto feliz com tudo o que fiz e tudo o que ainda vou fazer, porque nesse dia ainda tem muito pra acontecer.

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Bíblia Sagrada



23/09/2010

É Primavera...

Imagens de flores que fotografei no ano de 2007 na cidade de Artur Nogueira






  
Há  uma certa alegria no ar. A Primavera chegou. Para mim, é a estação mais linda do ano, porque é a estação das flores, onde o céu fica mais azul, o sol fica mais brilhante e os jardins ficam mais floridos com várias cores, muitas borboletas e muitos pássaros. Ela sucede o inverno e antecede o verão, iniciando em 23 de setembro (não existe mês mais lindo, afinal, nasci nele) e terminando em 21 de dezembro. Sua característica mais marcante é o reflorescimento da flora e da fauna terrestres, quando os animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir. No hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo as temperaturas ficarem amenas ao longo da estação. Depois do início, a cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando assim, a insolação do hemisfério.Tirei essas fotos de flores na casa da mãe da minha cunhada. Lindas, não?

Quel

22/09/2010

Bolo de caneca fácil

Quando bate aquela vontade de comer um pedaço de bolo, mas você não quer preparar no forno, aqui vai uma dica para bolo preparado no forno de micro-ondas.




1 caneca grande (como a da foto)
1 ovo
1/3 do pacote de mistura pronta para bolo de qualquer sabor
1/3 da margarina solicitada no pacote
1/3 do leite solicitado no pacote

Na caneca, bata o ovo inteiro com um garfo. Coloque o leite e a margarina e bata mais um pouco. Acrescente a mistura pronta e bata mais um pouco.
Coloque a caneca no centro do prato do forno de micro-ondas e configure 3 minutos na potência máxima. Jogue a cobertura abaixo.

Cobertura:                                                                                 
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (pode ser também Nescau ou Toddy)
1 colher (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo. Misture até derreter toda a margarina. Faça furos no bolo com um garfo e jogue a cobertura sobre o bolo. Agora é só se deliciar.


Quel

21/09/2010

Presentes

Estou sentindo uma alegria imensa por completar mais um ano de vida. Recebi muitos presentes de amiga(o)s, marido, filha, irmãos, mãe, etc.
Mas o que é um presente? Para mim, um presente pode até ser um objeto decorativo, um perfume, uma roupa, um produto de beleza, mão não somente isso. Um presente é algo que sai do coração de alguém para o coração de outro alguém que considera importante. Um presente pode ser simplesmente um sorriso sincero, uma palavra amável, uma atitude amigável e até um pensamento bom a respeito da outra pessoa. Me sinto renovada pelos presentes que recebi nesses últimos dias. Telefonemas, abraços, sorrisos, elogios, palavras de ânimo, mensagens no celular, recadinhos no orkut, homenagem no blog da minha irmã, e-mails, etc. Tudo isso me faz sentir que sou importante.
Mas sabem quem entende melhor de presentear? Deus. É, Ele mesmo. Nos presenteou com o bem mais precioso que alguém poderia receber. Nos deu o seu Filho Jesus. E Ele é quem me presenteia também com mais um ano de vida. Sou feliz porque um dia entendi que Ele é o criador de todas as coisas e tem um plano perfeito para mim. Fui recebendo também Dele outros presentes ao longo da minha vida: a família em que nasci, minha família (esposo e filha), meus amigos, minha casa, enfim, tudo o que possuo, veio Dele. Aprendi a reconhecê-Lo em todos os meus caminhos e Ele vai endireitando os caminhos tortuosos para que eu possa caminhar com liberdade e firmeza.

“Reconhece-o em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas”. Provérbios 3.6


Música: PRESENTE (Brother Simion)

Vem o dia, brilha o sol, nasce uma canção
Não há nada como o teu amor
Minha vida, o meu tesouro está no coração
Não há nada comparável a ti

Ninguém pode me impedir de viver em tua presença, Senhor
É como acordar e abrir os olhos
Pra um novo amanhecer de esperança

No olhar, doce luz, dádiva dos céus
Deus que pôs em mim este amor
Te encontrar no caminho, eis a mão de Deus
O presente que sempre quis ganhar

Nascem flores no deserto, já não há mais lágrimas
O Senhor nos visitou e uniu nossas vidas

20/09/2010

Receitas do Chá entre Amigas

Disponibilizo aqui, as receitas do Chá que preparei para comemorar o meu 47º aniversário.

Cup Cake Rápido


1 pacote de massa de bolo pronta, de qualquer sabor
Ovos, margarina e leite, conforme solicitado no saquinho.
1 lata de leite condensado para fazer o brigadeiro ou
1 lata de doce de leite
1 caixinha de Chanty Mix (da Vigor) ou outro tipo de chantily
Forminhas de papel próprias para cup cakes ou muffins
Forminhas de alumínio descartáveis para muffins (mas não jogue fora, dá pra usar de novo)

Prepare o bolo conforme instruções do pacote. Aqueça o forno. Não tem que untar nada. Coloque as forminhas de papel dentro das forminhas de alumínio e encha até a metade. Coloque as forminhas de alumínio dentro de um tabuleiro. Asse em fogo médio baixo para não crescer muito e não ficar pontudo no meio.


Depois de frio, abra  em cima do bolinho, retirando uma tampinha (tipo cone) e coloque o recheio também frio.
Recoloque a tampinha de massa, aparando em baixo, se necessário.
Cubra com o chantily e enfeite com cereja, granulado, confetes ou bolinhas.



Patê Picante
½ peça de queijo branco light
250g de maionese light
3 colheres de sopa de creme de leite light
3 colheres de sopa de azeitona sem caroço picadinha (pode ser verde ou preta)
2 colheres de sobremesa de catchup picante
3 colheres de sobremesa de azeite
2 colheres de chá de orégano
½ pimenta dedo-de-moça picadinha
Amasse ou passe no processador o queijo branco com a maionese e o creme de leite.
Acrescente a azeitona e bata até virar uma pasta.
Passe para uma bacia e misture bem então o restante dos ingredientes.
Coloque na tigela onde será servido.
Guarde na geladeira e vá utilizando. Vai bem com torrada, pão francês ou biscoito salgado.

Patê de atum com mix de ervas

1 lata de atum ao natural ralado
½ peça de queijo branco light
3 colheres de sopa de creme de leite light
3 colheres de sobremesa de azeite
1 ou 2  colheres de sobremesa de ervas misturadas: alecrim, manjerona, sálvia, orégano e manjericão


Amasse ou passe no processador o atum com o queijo branco e o creme de leite.
Passe para uma bacia e misture bem então o restante dos ingredientes.
Coloque na tigela onde será servido.
Guarde na geladeira e vá utilizando. Vai bem com torrada, pão francês ou biscoito salgado.

Molho de atum
1 lata de atum ao natural
250g de maionese light
1 cebola pequena cortada em pedaços bem pequenos
3 colheres de mostarda
orégano
gengibre ralado
Passe no processador o atum com a maionese. Misture a cebola, a mostarda, o orégano e o gengibre.

Coloque na tigela onde será servido.
Guarde na geladeira e vá utilizando. Pode-se mergulhar nesse molho: kani cortado de comprido ou grissinis (palitos salgados)

Verrine salgado
Molho francês
Pão de forma cortado em palitos
Pasta de espinafre com ricota
Mousse de frango
Galhinhos de hortelã

Molho francês:
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 dente de alho
1/2 lata ou ½ sachê de molho de tomate ou ½ xícara de ketchup
2 colheres (sobremesa) de sal ou a gosto
1 cebola média
1 xícara (chá) de vinagre

Misture os 6 primeiros ingredientes no liquidificador e deixe bater por 4 minutos.
Adicione o vinagre e bata por mais 2 minutos.

Pasta de espinafre:
1 pacote de 300g de espinafre picado congelado
1 cubo de caldo de frango
1 pacote de ricota

Coloque o espinafre congelado e o cubo de caldo de frango numa panela no fogo baixo e tampe.
Deixe descongelar e refogar, mexendo de vez em quando.
Amasse ou passe no processador a ricota aos poucos com o espinafre já frio.

Mousse de frango:
1 peito de frango cozido de preferência sem osso com temperos de sua preferência (pode temperar o frango antes ou comprar já temperado)
1 copo de água
1 pitada de curry
1 pacote de gelatina sem sabor

Passe no processador o peito de frango, coloque de volta no caldo que sobrou na panela e acrescente o curry.
Dissolva a gelatina de acordo com a receita do pacotinho e coloque na panela do frango, misturando bem. Deixe esfriar.

Montagem do verrine - colocar no copo na seguinte seqüência sem apertar para baixo:
Molho francês no fundo do copo na altura de um dedo
Palitos de pão de forma de 3 cm +/-
2 colheres de sobremesa de pasta de espinafre
3 colheres de sobremesa de mousse de frango
Enfeite com o galho de hortelã
Coloque na geladeira até a hora de servir

19/09/2010

Chá entre Amigas - comemorando meu aniversário

Ontem foi o dia do Chá com minhas amigas, cujo tema foi Primavera, para comemorar o meu 47º aniversário. Sete amigas estavam presentes (veio também a filha de uma delas que eu amo muito e que foi minha aluna) e foi muito bom poder recebê-las em minha casa. Iniciei os preparativos na quinta-feira à tarde, efetuando as compras necessárias e preparando a massa de doces com leite Ninho. Na sexta-feira pela manhã, tentei modelar os doces cortando florzinhas, mas não deu muito certo, então fiz quadradinhos e passei no açúcar (até que ficaram bonitinhos!). Fui às compras novamente no meio da tarde para comprar o que faltava e reiniciei o trabalho. Cortei florzinhas no queijo branco e na goiabada e arrumei numa bandeja de vidro para queijos que comprei e nunca tinha usado, montando assim o doce Romeu e Julieta e coloquei os garfinhos prendendo as florzinhas. Preenchi a borda toda da bandeja e vi que levaria muito tempo para terminar, então passei a cortar em quadrados.
Quadradinhos de leite Ninho e goiabada com queijo

Pensei em montar flores com jujubas (topiaria), mas na hora H descobri que estava sem o papel celofane, então resolvi fazer espetos de jujuba e coloquei dentro de um copo alto. Sabe que ficou legal?
Palitos de jujuba

Enquanto isso, minha filha preparava os cup cakes, que por sinal, ficaram deliciosos (com recheio de doce de leite ou brigadeiro).

Cup cakes


Parti então para os patês (ou pastas), utilizando meu processador que não é multi, mas que me atende muito bem. Iniciei com o patê de azeitona com queijo branco light (fiz esse picante – catchup picante e pimenta dedo-de-moça picada deram o sabor), depois preparei o de atum com queijo branco light e mostarda. Preparei as torradas, separando as bordas (guardei essas sobras para usar depois) e cortando as fatias em quatro. Reguei com azeite e pus para assar.

Patês


Ao preparar o brigadeiro para colocar nos copinhos, pensei em fazer vasinhos com flores, mas não consegui as flores, então joguei granulado verde e coloquei folhinhas de plástico que tinham sobrado de uma maquete que minha filha havia feito para a escola. Deixei de molho em água com detergente para higienizar, depois enxagüei e deixei escorrer. Fiquei contente com o resultado, apesar da ausência das florzinhas (sei que seria fácil encontrar no comércio local, mas não tive tempo de procurar).


Brigadeiro


No sábado pela manhã, cortei kani (carne de siri processada) de comprido para mergulhar num molho de atum com maionese light, catchup e gengibre ralado que preparei (grissinis que são palitinhos salgados, também seriam mergulhados nesse molho).


Parti então para a preparação dos verrines (verre significa copo em francês, quer dizer, comidas servidas em copos). Havia pesquisado na Internet nos dias anteriores sobre verrines salgados e a maioria das receitas estavam em francês. Resolvi montar a minha. Lembrei que em algumas festas, comemos torta salgada feita com pão de forma e quando são cortadas, às vezes se forem altas, elas quebram. Algumas vezes são servidas em guardanapos e grudam muito. Parti desse princípio e resolvi fazer meu verrine como se fosse um pedaço desse tipo de torta. Coloquei no copo um dedo de molho francês (que é agri-doce – eu mesma preparei), pedaços do pão de forma que havia guardado das torradas, uma pasta de espinafre moído com ricota e por último uma mousse de frango (moí o peito cozido no processador, coloquei no caldo que foi cozido, coloquei um pouco de curry e misturei com um pacotinho de gelatina sem sabor já desmanchada). Enfeitei com um galhinho de hortelã e estava pronto meu primeiro verrine. E esses copos, já tinha há muitos anos e estavam guardados na garagem. A caixa com esses copos estava fechada desde minha mudança para esse apto, há sete anos. Minha filha brincou, dizendo que eu parecia a mulher do filme "Os Incríveis", quem assistiu sabe a que ela se referiu (rsrsrs): finalmente a última caixa foi aberta.


Verrines



  Preparei chocolate quente num bule que ficou sobre a mesa principal. Numa mesa à parte, coloquei uma garrafa térmica com café e outra com água quente para o chá, jarras com sucos de manga e caju, caixa com caixinhas de chá de vários sabores, além do adoçante, açúcar refinado, açúcar mascavo, mel e café instantâneo descafeínado. Na hora de servir os cup cakes, disponibilizei uma garrafa de guaraná diet, porque sei que algumas de minhas amigas gostam.

O Chá estava marcado para as 16h, mas como a mulherada foi chegando aos poucos, só nos sentamos para comer às 17h. De acordo com os comentários de minhas amigas, todas gostaram e ficaram felizes por terem participado comigo desse momento tão especial em minha vida. Gostaram das novidades culinárias que preparei e se deliciaram. Fiquei também muito feliz com a presença de cada uma em particular, porque cada uma faz parte de um pedacinho da minha história. Vieram minhas amigas de quando eu estava no ensino médio (antigo colegial) e algumas que foram chegando ao longo dos anos. Considero todas como presentes preciosos de Deus para a minha vida. Veio madrinha de casamento e afilhada, veio companheira de viagem da época de solteira, veio ex-colega de trabalho e vieram algumas amigas da igreja. Todas muito queridas e amadas por mim. Essa parte com as amigas terminou por volta de 19h. À noite, veio parte de meus familiares: minha mãe e minha irmã com meus sobrinhos. Meu marido e minha filha (que não saiu em nenhuma foto - tirou-as) também participaram à noite. Foi um dia muito especial. Espero ter outros assim.


 Abaixo, postei algumas imagens da decoração para justificar o tema, porque com os doces não deu muito certo (rsrsrs). Gastei muito pouco com tudo isso. Três galhinhos de florzinhas: R$ 1,00 cada. Beija-flor: R$ 2,50. Guardanapo decorado: R$ 2,50 com 20 unidades. Caixinha de chá: R$ 0,00 (veio com um conjunto de xícaras). A toalha rosa da arca onde estavam os doces, é de tnt, e eu já tinha em casa. A toalha branca da mesa grande eu também já tinha. E a toalha da mesa de bebidas, é um pedaço do tecido que foi comprado para cobrir o altar da igreja no meu casamento.
Flores numa garrafa que pintei, com um beija-flor

Guardanapo de folha dupla com flores

Caixinha de chá com várias florzinhas

16/09/2010

Organização do lar


Quando era solteira, não era muito organizada no dia-a-dia, mas no meu trabalho sempre procurei ter o máximo de organização possível, porque isso era necessário. Numa casa com sete filhos, organização era algo que ficava sempre em último plano. Minha mãe não dava conta e à medida em que fomos crescendo, fomos tentando melhorar as coisas. Sou dezessete anos mais velha que meu irmão mais novo. De vez em quando acontecia de alguém perder a lição de casa ou trabalho que havia feito, porque os pequenos rasgavam. A bagunça muitas vezes tomava conta.
Mas, me casei com alguém que era “a organização em pessoa”. Penei um pouco para me adaptar, mas gostei muito, porque meu sonho sempre foi ter uma casa arrumadinha. Com o tempo, ele ficou menos radical nesse aspecto e eu, menos bagunceira. Mas administrativamente, mesmo dentro de casa com nossas finanças, por exemplo, nunca deixei a coisa “pegar”. Quando minha filha nasceu, cuidei dela sozinha e parei de trabalhar fora, mas realizava um trabalho de editoração eletrônica em casa. Os trabalhos surgiam de uma hora para outra e eu não conseguia manter uma rotina. Outra coisa que acontecia, é que às vezes estava fazendo algo e ela começava a “berrar” (minha filha não sabia chorar) querendo mamar, então eu largava o que fosse pela metade e a atendia. Aqui, um parêntesis para essa fase: a amamentação para mim foi algo maravilhoso, porque era o momento em que nós duas estávamos mais ligadas. Não tenho saudades da barriga, mas sim de amamentar. Mas, voltando assunto, apesar de ser assim (não tão organizada ou organizadora), as pessoas que tiveram contato comigo durante esses anos, sempre me elogiaram pela organização e sabe que isso me incomodava? Afinal, eu sabia que lá no fundo era uma grande bagunceira. Então, resolvi mudar de vida e encontrei na Internet um livro que tem me ajudado: “Organize-se num Minuto – 500 dicas para pôr ordem em sua vida” da autora Donna Smallin. Amei! E comprei o outro: “Casa Limpa e Arrumada – Organize-se para cuidar da limpeza sem deixar de viver”. Era tudo o que eu queria, não deixar de viver e ter tudo limpo e arrumado. E comecei a ter minha casa mais organizada a partir daí. Uma dica do livro que tenho colocado em prática: “Procure conhecer todos os produtos de organização doméstica disponíveis. Você vai encontrar a solução ideal para vencer qualquer desafio”. Por isso, toda vez que vejo algo que vai organizar ou diminuir a bagunça, sempre que posso, adquiro. Veja algumas ideias.



Organizador de material de limpeza para carregar pela casa
Organizador de material para reciclagem (fica em baixo da minha pia).


15/09/2010

Preparando um Chá entre Amigas para comemorar meu niver



  No dia 20 de setembro, completarei mais um ano de vida e resolvi que vou chamar umas amigas para tomar um chá que vai acontecer aqui em casa no sábado, dia 18/09. O tema será: Primavera. Copiei a idéia daqui, mas não as ilustrações porque teria que ter autorização para isso. Não sou ilustradora, mas às vezes consigo uma ajudinha do computer e também do meu querido PhotoPaint. É, eu não uso Photoshop, na verdade, nunca nem tentei aprender. O convite montei no Corel Draw, usando símbolos, que são figuras prontas.  Vou postar as imagens à medida em que for aprontando tudo.
Convite
 

 
 Depois, lembrei que havia tirado muitas fotos de flores em Arthur Nogueira e Holambra, em 2007. Busquei essas fotos e encontrei flores lindas e foi daí que tirei as imagens. São flores naturais! Usei o Corel Draw pra recortar.


Flores que recortei de algumas fotos.



 Peguei na academia um disquinho de propaganda de um prédio, com 9cm de diâmetro, como um mini-cd, mas é de papelão durinho. Pintei um lado de verde e colei desse lado uma flor, do outro lado, colei uma figura de agradecimento pela presença e passei contact dos dois lados, virando assim um porta-copos, que minhas amigas poderão levar.
 
Porta-copos que servirá de lembrança.


13/09/2010

Ecologicamente correto

Reciclar/Reaproveitar/Reutilizar - essa é a máxima atual, para ajudar a preservar nosso planeta, que está com seus recursos naturais quase esgotados.


Garrafa Pet

Outro dia, "passeando" pela internet, encontrei uma idéia legal que imediatamente coloquei em prática. A gente compra saquinhos com alguns alimentos, mas às vezes não consome tudo imediatamente e haja potinho pra guardar um pouco de cada coisa. Sempre usei prendedores de metal ou até de roupas (decorados ou não) para fechar esses saquinhos. Aqui em casa não temos o hábito de tomar refrigerante, o que é muito saudável, mas minha filha bebe água mineral (sabe que as espinhas diminuíram?), e sobram garrafas de plástico. Eu costumo juntar todos os plásticos aqui de casa e doar, mas agora essas garrafas, ou melhor, o gargalo delas, tem outro destino: fechar saquinhos. É só recortar o gargalo e encostá-lo no ferro quente (não se preocupe, não gruda, é só pra dar um acabamento. Depois então, puxe o saquinho por dentro do gargalo e atarrache a tampa. Pronto, você terá um novo fecho. Se quiser, cole tecido, fazendo uma decoupagem por dentro do gargalo e envernize. Não fiz isso ainda, mas pra quem gosta de tudo personalizado, é uma idéia legal. Se eu fizer isso, postarei aqui.
Garrafa pet vazia
Cortar com tesoura ou estilete

Encostar no ferro quente para arrematar as bordas 
Como fica o gargalo
Passar o saquinho por dentro
Como fica o saquinho fechado


Prendedores de Roupas

Sabe aquele prendedor de roupas que já está velho e escurecido de tanto que já molhou? Não jogue fora. Encontrei na net uma idéia bem legal de aproveitá-los aqui: cadeirinha de balanço porta-alfinetes. Aproveitei a idéia e pintei de verde, já que vai ficar no meu quarto e este tem uma parede verde.
Cadeirinha alfineteiro

10/09/2010

Bem vindo!

Oi, gente. Prazer em ter você aqui.

Recentemente comprei algo que sempre quis, mas nunca precisei (cá entre nós, não precisava ainda). Encontrei um joguinho de xícaras de café lindinhas e floridas. Acho que nunca comprei xícaras de café, porque ganhei muitas de presente de casamento e até já cheguei a dar. Mas o preço estava excelente, R$ 9,99 e elas vinham dentro de uma caixa linda. Devo confessar, não resisti. Vou usá-las num chá que farei aqui em casa, mas isso é assunto pra outra hora.

Xícaras de flores - amei!

Outro objeto legal que encontrei, garimpando, foi esse porta-retrato, no valor de R$ 3,29. Já coloquei até uma montagem de flores que vai fazer parte da decoração do meu Chá Entre Amigas, cujo tema será "Primavera", afinal, ela está chegando. Essas flores, fotografei em Arthur Nogueira e Holambra/SP em 2007.


Bem, como excluí a primeira postagem, essa passou a ser a primeira, então, sejam bem-vindos ao meu bloguinho. Voltem sempre.