. . Mania de Organizar e Viver Saudável: Julho 2011

26/07/2011

Julho - Mês de férias

Esse mês de julho foi atípico porque sempre nas férias viajamos para algum lugar. Normalmente vamos ao Rio à casa da minha sogra, mas ela fez uma cirurgia na coluna recentemente e ficou internada por vários dias. Meu marido poderia ter ido sozinho, mas achou melhor esperar que ela se restabeleça para irmos juntos. Normalmente também vamos à casa da minha irmã e irmão em Piracicaba ou vamos à casa de um outro irmão meu em Arthur Nogueira. No mínimo vamos à São Paulo à casa da minha cunhada ou à qualquer outro lugar que seja possível. Teria ido dessa vez à Minas Gerais, pois recebemos o convite para participar do aniversário do filho de uma prima. Mas, dessa vez não saímos da Baixada Santista.
Recomecei a trabalhar no dia 7 de junho como professora. Apesar de já ter prática em escolas, as aulas destinadas a mim me trouxeram um novo conhecimento. Robótica com Lego é algo que sequer tinha ouvido falar antes, mas que me apaixonei assim que me foi apresentada a proposta. Recebi alguns dias de capacitação para conhecer o material, a proposta pedagógica, etc. Durante o mês de junho, administrei várias aulas, para já me ambientar com meus novos alunos e então poder iniciar o segundo semestre com carga e pique total.
Aqui no Estado de São Paulo os professores de escola particular, gozam suas férias durante o mês de julho e no mês de janeiro desfrutam do recesso e treinamento. Em função de ser algo novo para mim, resolvi que me dedicaria durante o mês inteiro ao assunto, me preparando para desempenhar bem o meu papel de professora.
Nos dez primeiros dias de julho, me dediquei ao planejamento do 2.º semestre, enviando-o por e-mail para minha coordenadora. Nos dias seguintes, tenho me dedicado a explorar o material que trouxe emprestado da escola para esse fim. Todo dia faço uma montagem diferente com os kits. As montagens são objetos que representam a realidade no dia-a-dia da sociedade.
Veja a seguir o "materialzinho" que tenho explorado e algumas montagens que serão feitas em sala de aula.

Revistas Lego Zoom, manual de montagem e do professor, semanário e kits Lego. Planejamento.
Balança e cadeira de rodas
Girafa e ventilador 
Moedores de cana
Separador de lixo e teleférico
Torre e empilhadeira






















Os  alunos devem se responsabilizar por suas próprias aprendizagens, adquirindo competências, conhecimentos, habilidades e atitudes que lhes faltam e a ideia é conseguir o que preconiza Perrenoud: substituir cabeças bem cheias por cabeças bem feitas.

Um abraço, pessoal!

Quel

10/07/2011

Frio? Isso aqui tá uma geladeira!


Estou sentindo como se estivesse morando dentro da geladeira nesses últimos dias. As paredes da casa toda ficam geladas. E na hora do banho então? Às vezes até ligo o aquecedor para conseguir entrar sob o chuveiro. Eu acho que não conseguiria morar no Canadá, onde durante a maior parte do ano, faz frio. Pintei minhas unhas para participar da blogagem coletiva da Fernanda Reali - Esmalte e Inverno, mas não deu tempo de fotografar ontem e nem postar. Mostro a foto mesmo assim e aproveito para mostrar também um quadrinho que pintei há muito tempo atrás e o escolhi porque a paisagem tem a ver com o tema. Acho que nunca tinha fotografado esse quadrinho e essa foi a oportunidade.

Boca de Sino Impala Novo70

Fazia muito tempo que não postava nada. Aproximadamente um mês e meio. Andei sem tempo por estar realizando outras atividades e atualmente por ter voltado ao trabalho "fora de casa", porque em casa sempre tem trabalho.
Recebi um convite para voltar à sala de aula e como a proposta foi tentadora, não tanto financeiramente, mas pelo desafio que me foi proposto, aceitei. É claro que, financeiramente também vai compensar, senão nem sairia de casa. Então, há um mês estou me capacitando (mesmo já tendo entrado em sala de aula algumas vezes) e na última semana montando meu planejamento para o 2.º semestre.
O assunto é fascinante para mim: aulas de Educação Tecnológica, ou, simplificando, aulas de Robótica. Você já ouviu falar das aulas onde são utilizados kits da Lego para montar robôs? Pois é, é isso. Parece loucura, mas eu, formada em Educação Física, dando aulas de Robótica. Agora tenho que tomar "vergonha" e fazer algum curso superior relacionado à Informática. E sabe que estou muito feliz com meu novo trabalho? Voltar à sala de aula era um desejo que estava bem guardado no meu coração. E, como acredito em Deus, creio que Ele "mexeu uns pauzinhos" para que eu voltasse a trabalhar. rsrsrs
Boa semana para todos. Beijos.

Raquel Trindade