. . Mania de Organizar e Viver Saudável: Fevereiro 2011

28/02/2011

É possível emagrecer sem sacrifício? - Dieta Coletiva

Fui pesquisar algum assunto sobre alimentação para participar da Dieta Coletiva do blog que leva o mesmo nome (se quiser saber mais, clique aqui), cujas postagens são feitas às segundas-feiras e veja o que encontrei.
De acordo com dicas apresentadas na revista Malu de 27 de janeiro de 2011, é possível emagrecer sem sacrifício sim. Apenas com algumas mudanças de hábitos, já poderemos ver algum resultado.
Digitalizei algumas páginas para postar e se quiser ver maior, basta clicar com o mouse sobre a figura.






Considerei válidas as dicas, exceto a de inibir o apetite com fitoterápico. Sou contra a ingestão de qualquer tipo de inibidor de apetite. Penso que o corpo pode viciar com isso e quando para-se de tomar, engorda-se tudo novamente e mais um pouco. Meu lema é: "EMAGRECER NATURALMENTE", somente com a Reeducação Alimentar e saindo do sedentarismo. Preste bem atenção: não tenho nada contra quem toma pois cada um sabe de si, mas nunca tomei.
A revista Malu, fala de saúde, moda, beleza e culinária, dentre outras coisas (veja aqui). Vale a pena conferir.

Espero que tenham gostado das dicas, assim como eu gostei e sei que vou aproveitar algumas delas.
Desejo uma semana cheia de saúde e alegrias para vocês, meus leitores. Um forte abraço e até mais.

Quel

26/02/2011

Francesinha ou inglesinha? Que tal experimentar as duas? - Blogagem coletiva de Esmaltes - editado



Boa noite, pessoal! Apesar de ter pintado minhas unhas hoje logo cedo, não consegui postar antes para participar da Blogagem Coletiva.
Mas, porque aparecem duas mãos, uma com francesinha e outra com inglesinha? É porque dessa vez, minha filha também se empolgou e quis participar.



Minha filha fez a francesinha básica, com Prenda Natural da Colorama (transparente) e Branco Cremoso da Impala nas pontas. Reparem que ela nem empurra a cutícula, acha desnecessário. Coisas de adolescente novinha.


Eu passei duas camadas de Esmalte Cremoso verde n.º 678 (não tem nome, só número) da Hits e na ponta o Branco Cremoso da Impala. Eu queria fazer com prata nas pontas, mas a minha ajudante (minha filha) insistiu que deveria ser branco, então aceitei sua sugestão, porque afinal, foi ela quem fez as pontas. Foi nossa primeira experiência e achei muito legal porque ela curtiu bastante. Eu hidrato minhas cutículas todos os dias, massageio  e as empurro. Estou amando não usar o alicate porque sempre ficava tudo meio "comido", irregular.


Aproveite agora e dê uma olhada nas fotos postadas das mãos lindamente pintadas no blog da Fernanda Reali (veja aqui)
Bem, desejo uma boa noite pra vocês e um ótimo domingo também. Beijos. 


Obs.: Estou editando esse post para deixar um recadinho especial a você que deixou comentário como anônimo.

  1. Deixo claro que não sou manicure profissional, portanto, não exigo de mim mesma perfeição na pintura de minhas unhas. E, se eu não exijo, quem é você pra exigir?
  2. Para mim, pintar as unhas atualmente e participar da blogagem coletiva, principalmente junto com minha filha, é uma alegria que você não deve ter. Consideramos essa pintura como uma grande brincadeira. Nos divertimos muito. Não queríamos a perfeição.


Quel

24/02/2011

Como cuidar do granito de sua cozinha

No ano passado, resolvemos trocar de pia, apesar de gostar do tamanho (1,80m), porque o granito estava muito feio. Fiz um post sobre melhorias em minha cozinha (veja aqui). Fui então pesquisar a respeito do assunto e cheguei a conclusão de que poderia não somente trocar a pia, mas realizar o sonho de ter uma bancada toda em granito. O ideal é pegar pelo menos três orçamentos para comparar valores e o serviço oferecido.

Em minha experiência como síndica, tendo sempre que contratar serviços, sei que não se deve escolher somente pelo preço. Tem que ver a qualidade do produto, o prazo para ser executado, a garantia, etc. Por isso tive que andar um pouco para encontrar o que nos seria viável.



Projeto do granito foi feito por mim.


Preparei o projeto em U (veja os tipos de cozinhas aqui) e fui às marmorarias. Haviam muitas opções de cores. Veja abaixo essas opções.

imagem do site http://www.pedrasipiranga.com.br/granito.htm


Meu desejo era que fosse instalado na cor preta. Percebi então que o granito preto era muito mais caro (pelo menos era, onde pesquisei) e acabei optando pela cor Verde Ubatuba. Quem não sabe, pensa que é preto. Ficou linda minha pia e a bancada também.
Mas, como conservá-la sempre bonita? Limpando corretamente. Passo a esponja com detergente, pano úmido e pano seco. Uma vez por semana, passo lustra-móveis, dica que recebi da minha diarista. Realmente a pedra de granito fica lisinha e tenho até que tomar cuidado porque algumas coisas deslizam muito em cima dela. Mas somente esses cuidados não são suficientes, porque alguns outros terão que ser observados. Veja a seguir, as dicas (que encontrei aqui, adaptadas para o granito):

1.     Nunca deixe pontas de cigarro, cavacos de madeira, serragem, latas ou pregos, grampos de cabelos (materiais ferrosos) sobre o granito, pois poderá ocasionar manchas;
2.     Para limpeza, não utilize água sanitária, ácido muriático, ou qualquer outro produto corrosivo e jamais remova sujeiras com objetos cortantes ou pontiagudos;
3.     Os granitos escuros são especialmente sensíveis a riscos.
4.     Os granitos claros são especialmente sensíveis a manchas de produtos ácidos (urina, coca-cola, laranja, limão);
5.     Para conservação dos granitos, sugerimos que trimestralmente, as peças piso sejam lavados com detergente próprio para retirada de gorduras e impurezas podendo depois se aplicar produto impermeabilizante e por último cera apropriada;
6.     Os maiores inimigos do granito são produtos oleosos, portanto, procure sempre limpar com a maior brevidade possível (principalmente os materiais mais sensíveis).
7.     Nunca subir em pias, tampos ou lavatórios usando-os como “degraus”, para limpeza de janelas, espelhos, etc.;
8.     A limpeza pode ser realizada diariamente com pano seco ou levemente umedecido em uma solução de água ou detergente com PH neutro (conforme orientação do fabricante) ou em uma solução de água e álcool de 15%.

Peço desculpas às minhas amiguinhas blogueiras, porque não tive tempo de visitar quase ninguém durante essa semana. Mas saibam que vocês moram no meu coração e assim que for possível, voltarei a visitá-las. A caixa d´água do prédio está sendo impermeabilizada e como síndica, tenho que acompanhar o serviço. Então, desde segunda estou me exercitando, subindo e descendo as escadas a qualquer momento.
Além disso, ontem meu note não colaborou para que eu montasse esse post, porque está doentinho, quase indo pra UTI. Estou postando em PC emprestado do marido. Fica na mesma casa (rsrs), mas as fotos estão no meu note, entenderam?

Bem, pessoal, é isso por hoje. Beijos a todos vocês.

21/02/2011

Dieta coletiva - exercícios aeróbicos queimam a gordura

exercício aeróbico é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar e pedalar são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos. Quando se pratica exercícios aeróbicos, as células musculares consomem mais oxigênio para produzir energia. Veja mais informações aqui.

No final do ano não compramos nada extra, como móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, se bem que eu queria ganhar e ainda quero uma panela elétrica de arroz. Mas quem sabe esse ano ela chega. Pra que? Pra facilitar mais meu dia-a-dia. Já foi o tempo que tínhamos que ficar horas na cozinha, cozinhando. Gosto de preparar comidas gostosas, mas rápidas. Cozinhar todos os dias é muito chato, a não ser quando faço dieta, porque tenho que variar bem o cardápio. Não sou preguiçosa, mas gosto de fazer as coisas quando estou a fim. A rotina me cansa. Guardamos parte do décimo terceiro salário para evitar o stress do início de ano com muitas contas para pagar. Fiz um post sobre esse assunto e, se quiser, veja aqui.
Então, só compramos lembrancinhas para alguns familiares que passariam o Natal conosco na casa da minha irmã no interior de São Paulo e para nós, escolhemos coisas simples. Minha filha quis um monte de livros, então ganhou três livros e comprou mais quatro. Com ela, gastamos pouco. Se bem que As Crônicas de Nárnia vem com várias histórias, então, foi um monte de livros mesmo.
Eu e meu marido escolhemos um presente para os dois: um trampolim (mini cama elástica). Ele estava sentindo dor no tornozelo quando fazia polichinelo, pique no lugar (correr parado), etc. E eu, querendo queimar mais calorias. E o legal é que não precisa de muito espaço, nem pra guardar, nem pra usar. Então mostro para vocês a foto desse presente especial. Amei nosso presente e temos usado bastante.



Aguenta até 100 kg.

Eu, pulando, pulando, pulando, pra queimar calorias.


Então, "bora" queimar essa gordura que não nos pertence! Jogar fora uns quilinhos.

Então, pessoal, alguém se animou? Vamos pular, vamos pular, vamos pular, vamos pular.


Beijos a todos. Boa semana

19/02/2011

Esmalte - Misturando para chegar perto do Nouvelle Vague Chanel

De uns tempos para cá, faço parte das mulheres que se cuidam mais, pelo incentivo de outras muitas que sempre tem algo de bom a compartilhar, as blogueiras. Tenho então pintado minhas unhas eu mesma, porque como já citei antes, detesto perder tempo em salão de beleza e só o faço quando é extremamente necessário.
Para chegar perto dessa cor, sem ficar muito próxima do esmalte azul que usei aqui, apliquei duas camadas de Palmeira Tropical da Impala e uma camada de Prenda Natural da Colorama para dar uma clareada. Por cima passei uma camada de cobertura transformadora da cor - Reflexos Furta-Cor, da Colorama.
Gostei do resultado, mas ficou mais para o tom de verde mesmo.







Veja as demais composições genéricas na blogagem coletiva da Fernanda Reali.
Meninas blogueiras. Quero agradecer pelo estímulo e dizer que tenho curtido muito cada cor escolhida, porque jamais usaria algumas delas sem esse incentivo. Vocês são demais. Valeu, Fer!
Beijos. 

Raquel Trindade

14/02/2011

Aveia – fundamental para o emagrecimento e para uma dieta saudável

Aveia em flocos.


Pesquisando para participar da Dieta Coletiva (veja aqui), descobri que dentre os cereais, todos muito importantes para a dieta e a saúde, a aveia é o mais rico em fibras e o mais barato. Alguns de seus benefícios são: prolongamento da sensação de saciedade, diminuição do colesterol ruim (LDL) e melhora no funcionamento do intestino. Além disso, está disponível em grande parte dos supermercados, tem um gosto agradável para a maioria dos paladares e possui versões em flocos, farelo e farinha, o que permite variar o consumo. 
As fibras que combatem o colesterol alto também são as responsáveis pelos impactos positivos da aveia na função intestinal. "É no intestino que os nutrientes necessários ao organismo são absorvidos e que aqueles que não servem para nada são eliminados", diz a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro. Mas, para possibilitar esse trabalho das fibras, é necessário beber bastante água. 
Quer saber mais? Visite o site Minha Vida
. Lá tem dicas ótimas a respeito da aveia e de muitos outros alimentos.
Para quem não viu, veja aqui que preparei uma receita de cookies de aveia light.
Eu gosto de comê-la em flocos só misturando no leite com adoçante ou acrescentando também um pouco de sucrilhos (natural, sem açúcar). Fica ótima também no bolo de carne ou na vitamina de banana, por exemplo.
O consumo diário deve ser em torno de 3.1/2 colheres de sopa.


Um abraço cheio de saúde para vocês.


Quel

12/02/2011

Propriedades nutricionais e medicinais da uva – Blogagem Coletiva de esmaltes

Sabia que blogagem coletiva também traz muito conhecimento a respeito de várias coisas? Vejam o que descobri sobre essa fruta que considero deliciosa.
É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Valor Calórico: 100 gramas de uva fornecem 68 calorias.
Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol. – Informações tiradas do site www.todafruta.com.br/.
Para participar da blogagem coletiva de esmalte da cor uva da Fernanda Reali, escolhi o Crepúsculo Única Camada da Colorama e por cima o cintilante Jéssica da Lorrac. Não ficou lá essas coisas porque não sou profissional nem de unhas, nem de fotos, mas gostei do resultado. Passei o cintilante para dar uma clareada, porque o outro tinha ficado muito forte.


Desfilando com a cor.

Crépúsculo da Colorama e Jéssica da Lorrac.


Bem pessoal, desejo a todos um ótimo final de semana cheio de sol e alegria. Beijos

Quel

11/02/2011

Cookies são saudáveis e saciam

Agora há pouco, visitando o blog da Dieta Coletiva, me deparei com uma receita de algo que gosto muito, mas nunca tinha feito antes: cookies. A Clau Finotti do blog Força de Expressão foi quem postou e disse que ainda não tinha preparado essa receita. Como tinha em casa todos os ingredientes, preparei-os logo em seguida, achatando-os um pouco com um garfo. Rendeu um prato de sobremesa cheio (dois quebraram e eu tive que comer para não ficar feio na foto).


Cookies de Aveia Light



Ficaram gostosos e crocantes. Depois é só preparar um chá bem gostoso e o lanchinho da tarde já está garantido. Alguém está servido?
Até mais, pessoal! Beijos.

Quel

07/02/2011

Hotel e dieta - é possível manter a linha?

Sim, combinam. É só fazer boas escolhas na hora de comer.
No final de semana, participei de um retiro espiritual de mulheres da igreja a qual faço parte. O hotel fica em São Pedro/SP e tem uma estrutura para ninguém botar defeito em termos de acomodações, lazer e boa culinária.
No café da manhã havia uma mesa só com produtos diet e light. Legal, né?
Não tirei fotos dos pratos que comi, mas mostro aqui algumas fotos do que estava disponível para manter a dieta. Havia muita salada e muita fruta, tanto no almoço, quanto no jantar.


Pedaços de maçã mergulhados em molho branco e servidos no abacaxi.
Folhas verdes, brócolis e peito de peru.
Salmão com molho de maracujá e tomate.
Bolinhas de melão mergulhados em groselha.
Pera, pêssego, abacaxi, lichia e uva.


Fiz boas escolhas nas comidas, mas pra variar, escorreguei nos doces. Também, vejam as imagens. Para uma pessoa vidrada em doces, seria impossível passar por uma mesa dessas e fingir que não viu.
  



Mas, felizmente o espaço para lazer é imenso, com 8 piscinas (algumas cobertas), sala de ginástica (tentei, mas não consegui usar), salão de jogos, sala de tv, etc.
Colocamos os papos em dia e fizemos aula de hidroginástica para queimar os excessos.
Ah! esqueci de contar que já estou recebendo elogios de que estou mais magra, uma amiga me falou com carinho: como você está fininha! Sei que foram seus olhos, mas algumas gramas já devo ter perdido mesmo, porque minha bermuda jeans está bem mais confortável.





Noite do chapéu maluco. O meu ficou bem simples, mas participei.
Noite do Brega Chic Fashion - a faixa foi do vestido de formatura da minha filha no Pré.
é
Bolsa que foi dada para ser customizada (antes do evento). Essa foi a minha.
 Usei pedaços de tecido, fitas e viés - todas fizeram e ficaram lindas.

As palestras (parte principal) foram muito boas e revigorantes. Bons conselhos e boas músicas apresentadas (até eu cantei).




Esmalte laranja


Como viajei na sexta-feira logo cedo e só pintei minhas unhas lá, não deu tempo de participar da blogagem coletiva de esmaltes da Fernanda Reali (que pena!), mas fotografei mesmo assim e mostro como ficou. Usei o esmalte Impala cremoso Pôr do Sol e passei por cima o Gliter Bronze da Big Universo. Gostei do resultado. Até tinha internet lá disponível, mas não deu tempo de blogar.






Nos pés, Crepúsculo da Colorama (Única Camada).

Só deu vermelho nos pés das amigas. O meu é o do meio.


Bom pessoal, acabou a moleza e estou de volta à rotina. Desfazer a mala, lavar roupa, limpar a casa, fazer comida. De sexta-feira até ontem, nem me lembrava que essas coisas existiam. rsrsrs
Marido e filha sentiram minha falta, ainda bem!


Beijos para vocês, e continuamos a emagrecer!

03/02/2011

Escova de dente - dicas de limpeza e reutilização

www.imagensdahora.com.br/
Como mantê-las, quando em uso:
  1. Toda vez que escovamos os dentes (o que deve ser feito após cada refeição), devemos lavar a escova muito bem com água da torneira mesmo. Não deixe resíduos de pasta, para evitar contaminação por desenvolvimento de bactérias e por vírus como o da gripe ou herpes que podem se desenvolver até por uma semana fora do corpo. A recomendação médica é que após uma gripe, troque-se a escova por uma nova para evitar uma reinfecção. Não é obrigatório desinfetá-la sempre, mas se preferir, faça-o.
  2. Nunca empreste sua escova ou pegue emprestado de alguém. É de uso pessoal e se a imunidade estiver baixa, pode-se contaminar adquirindo uma infeção.
  3. Ao colocar a pasta na escova, não deixe o tubo encostar na mesma, evitando transferência de bactérias para este.
  4. Guarde-a na vertical e ao ar livre para secar mais rápido, mas lembre-se de lavar o fundo do pote onde a guarda, periodicamente.
  5. Troque a cada dois ou três meses, ou mesmo antes se achar que as cerdas estão gastas ou tortas. Escova velha não limpa os dentes direito.

Como reutilizá-las:
  1. Para remover resíduos de ralador ou espremedor de alho - mantenha uma na cozinha, após desinfetá-la com água sanitária.
  2. Para aplicar produtos ou esfregar manchas em roupas, antes de lavá-las – mantenha uma na área de serviço.
  3. Para limpar delicadamente a base de torneiras da cozinha e banheiro.
  4. Para limpar bijoux e jóias com produto próprio.
  5. Para limpar eletrodomésticos com um produto de limpeza a seco ou detergente. Depois é só passar um pano úmido e outro seco.

O tipo de cerdas mais usado para crianças é a macia e a média para adultos porque são mais eficientes para remover resíduos e placa bacteriana, mas há quem prefira as cerdas duras.
Quando descartá-la, lembre-se que é feita de plástico, portanto separe como lixo limpo.
Leia mais a respeito do assunto aqui.
Espero que tenham gostado das dicas. Beijos carinhosos.

Quel

02/02/2011

Viagem com a família de férias ao Rio de Janeiro

Meu esposo tem parentes no Rio e de vez em quando vamos visitá-los. Aproveitamos as férias para fazer isso.
Resolvemos pegar a estrada às 4h da madrugada para chegar antes do meio dia, ou seja, não viajar muito tempo com sol forte. Vimos o nascer do sol já na Via Dutra – BR-116.




Parada para um café num local novo. Olha que graça a comanda pequena, nunca tinha visto. Instalações muito boas, tudo muito limpo e organizado, até com Internet disponível para os clientes.

Lanchonete na Via Dutra

Chegamos antes do meio-dia na casa da minha sogra. Almoçamos logo em seguida. Ela tinha preparado um bobó de camarão delicioso. À tarde, uma soneca para recobrar as forças.
No dia seguinte fomos almoçar e passear no Shopping da Barra. É enorme e eu havia ido lá há muitos anos, nem me lembrava de como era. Tem 18 salas de cinema e várias praças de alimentação.

Marido e filha

Sunday do Bob´s

Shopping da Barra - Rio

Almoçamos, tomamos um sundae no Bob´s (eu amo!) e o cafezinho, tomamos na Livraria Saraiva, enquanto nossa filha explorava o local. Ela não pode ver uma livraria que já quer entrar, acho que é porque desde pequena a levávamos nesse tipo de local quase todo sábado à tarde e ficávamos muito tempo explorando. Ela aprendeu.


Mas, ela não imaginava que existisse também esse tamanho de livraria (foto abaixo). Ficou sem ação quando viu. Era um mar de livros. Não sabia por onde começar.

Mar de livros

Livraria da Travessa - Rio

Olha só o que achei: os 1001 de tudo. Lembram desse meu post?

Livraria da Travessa

No dia seguinte fomos ao centro do Rio, aproveitando que meu marido tinha que acertar uma documentação com a Marinha. Ele resolveu seu assunto e fomos em direção ao Saara para fazer umas comprinhas.
No caminho, olha o que encontramos: a Confeitaria Colombo, que foi fundada em 1894 e é um dos pontos turísticos do centro. É realmente linda e é como voltar ao passado. Se quiser saber mais a respeito e suas curiosidades, clique aqui ou aqui.

Confeitaria Colombo

Apesar do calor insuportável, fizemos também algumas visitas a amigos, para matar saudades. No dia da volta, viemos no período da tarde e vimos o pôr-do-sol na estrada.

Pôr do sol no Rio de Janeiro

O Rio tem lugares lindos e é bom viajar, mas fico muito feliz quando retorno ao meu lar.
Beijos meus leitores.


01/02/2011

Dieta coletiva – saladas são leves e saudáveis


Não sou chegada a comer feijão todos os dias e quase nunca preparo, mas gosto e como salada então, acho delicioso. Nesse final de semana, baseada na salada que comi no Sesc (veja aqui), preparei uma, que sozinha também já é uma refeição.
Ingredientes: feijão branco cozido em água e sal, tomate cereja fatiado, azeitonas chilenas picadas, maça fuji picada, kani fatiado e rúcula rasgada em pedaços pequenos. Tempero: vinagre, azeite e Aji-sal. Ficou super fresquinha e comemos gelada. Para completar, mas nem precisava, coxa de frango light (sem pele) cozida.

Salada de feijão branco para comer gelada.

Dessa salada, destaco um ingrediente especial, o feijão branco que também pode ajudar no emagrecimento. Apesar de que em forma de farinha, ele fica muito mais poderoso,
 ajuda a emagrecer e reduzir os níveis de triglicerídos do sangue. Possui uma proteína de reserva chamada de faseolamina, que quando ingerida, inibe a digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.

Comprada pronta, quando encontrei a farinha de feijão, achei caríssima. Então, eu fiz a farinha, mas perdi o copo do liquidificador. Daí, você tem que avaliar se vale a pena. O consumo é pequeno, 1g por dia (ou 1 colher de chá em meio copo d´água), então dura bastante. Se consumir mais que isso, poderá ter diarréia, cuidado.
Veja nesse vídeo, mais informações completas a respeito.


Bom pessoal, desejo um dia ensolarado, mas fresco para todos. Abraços.

Quel